Por que Cabelo?

29-04-2024

Nosso planeta abriga um recurso exponencial de 8,1 bilhões de pessoas. Todos os anos, 2,2 mil milhões de kg de resíduos de cabelo são gerados globalmente em salões de cabeleireiro e acabam em aterros ou queimados, causando danos significativos ao nosso ambiente. 

Os resíduos de cabelo são hoje principalmente enviados para aterros ou queimados, causando danos significativos ao meio ambiente. Quando os resíduos de cabelo humano são descartados em sacos plásticos e vão para aterros sanitários, produzem metano, um poderoso gás de efeito estufa que é liberado na atmosfera. Quando os resíduos de cabelo humano são queimados, também são libertados gases extremamente tóxicos que pioram a qualidade do ar. Além disso, pode entupir drenos e cursos de água. Quando o cabelo se decompõe em aterros sanitários, aumenta a probabilidade de vazamento de nitrato em aquíferos e rios subterrâneos. Por outro lado, a queima do cabelo libera gases extremamente tóxicos e piora a qualidade do ar devido a alérgenos e poluentes (Kohli 2008). 

Considere este facto surpreendente: cerca de 3 quilos de cabelo humano contêm 500g de azoto, tanto quanto 45-90 quilos de estrume de vaca. Reciclar o cabelo significa diminuir o impacto negativo que o cabelo tem no meio ambiente quando jogado em aterros sanitários ou queimado. 

 O cabelo humano também é uma fibra natural versátil, à prova d'água, não condutora, livre de corrosão, resistente ao fogo, forte e durável, que pode competir com produtos como painéis de fibra de média densidade, fibra de vidro, polímeros e alumínio. 

 O cabelo humano pode ser reciclado e convertido em novos produtos com muitas utilizações possíveis, mas exige que o cabelo seja eliminado de forma responsável, a fim de mitigar quaisquer riscos ambientais. Através do nosso serviço de reciclagem de resíduos capilares, temos uma fórmula inovadora para criar produtos ecológicos orgânicos para preservação marinha, agricultura regenerativa, bem como produtos de fibra natural para design e arquitetura que minimizam o impacto negativo no meio ambiente.